O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e a vice-prefeita Gabriela Aguiar (PSD) serão diplomados nesta quinta, 19, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A cerimônia também contará com a diplomação dos 43 vereadores eleitos na Capital.
A entrega do diploma representa o ato em que a Justiça Eleitoral atesta que os candidatos eleitos estão aptos para tomar posse, no próximo ano, em seus respectivos cargos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa solenidade certifica a legitimidade de candidatas e de candidatos aos cargos de prefeito, de vice-prefeito e de vereador e os habilita ao exercício do mandato para o qual cada um foi eleito.
Na ocasião, serão entregues os diplomas que são assinados pelo presidente do TRE. Conforme o Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), nos documentos constam as informações dos políticos, tais como: nome, partido e cargo para o qual foram escolhidos, entre outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
A cerimônia será realizada na tarde desta quinta-feira, 19, às 17 horas. A solenidade ocorrerá no último dia do prazo final para a diplomação, pré-estabelecido pelo TSE, de acordo com o calendário eleitoral.
Nesta quinta, 19, também serão diplomados as chapas e vereadores eleitos da Região Metropolitana. Em Caucaia, os diplomas do prefeito eleito Naumi Amorim (PSD), a vice-prefeita eleita Priscila Menezes (MDB) e dos vereadores eleitos estavam previstos para serem entregues na Câmara Municipal da Cidade.
Já em Maracanaú, o prefeito reeleito Roberto Pessoa (União Brasil), e o vice-prefeito eleito, Gerson Cecchini (PT), e os vereadores receberão seus diplomas no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Maracanaú, a partir das 13 horas.
o Povo