O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), a vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD), e os 43 vereadores eleitos da Capital no pleito deste ano foram diplomados no fim da tarde desta quinta-feira (19). A cerimônia ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e contou com a presença do presidente da Corte, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.
A solenidade ocorreu na data-limite do cronograma eleitoral. A diplomação é a última etapa da eleição, passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado. É o meio pelo qual a Justiça Eleitoral atesta a escolha das urnas, tornando aquela figura pública apta a tomar posse no cargo. O juiz eleitoral Zanilton Batista de Medeiros foi quem comandou a sessão de diplomação.
A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do Procurador-Geral de Justiça, Haley de Carvalho Filho, do presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, além de outras autoridades.
O diploma é um documento que traz o nome do candidato vitorioso nas urnas; a indicação da legenda, da coligação e da federação sob a qual concorreu; o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e outras informações demandadas pela Justiça, mas isto é opcional.
O ex-vice-governador Domingos Filho e a Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, pais da Gabriella Aguiar, o irmão Dep. Domingos Neto, ao lado do esposo Dr. Cláudio, filha e demais familiares, também prestigiaram a solenidade.
"Nossos parabéns a essa jovem mulher que mostrou sua força e sua garra em uma disputa eleitoral acirrada, sem perder a ternura, a empatia e a vontade de construir uma Fortaleza mais inclusiva e igualitária. Temos orgulho de você, Gabi, e tenho a certeza que nossa Capital terá a melhor gestão de sua história", escreveu Patrícia em uma rede social.
*Com informações do Diário do Nordeste/Blog do Wilrismar