O Governo Federal divulgou nesta segunda-feira, 30, os dias de feriados nacionais, assim como estabeleceu os pontos facultativos para o ano de 2025. A medida publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), entre as 18 datas comemorativas, oito são pontos facultativos e dez feriados nacionais.
No próximo ano, haverá um feriado prolongado em abril. Isso porque a Sexta-Feira Santa cairá no dia 18 de abril, sendo que, na segunda, dia 21, também é comemorado o Dia de Tiradentes.
Além disso, três feriados cairão em quintas-feiras, ou seja, podem ser emendados com a sexta e o fim de semana, a depender da empresa. São eles: 1º de maio (Dia do Trabalhador), 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e o Natal, em 25 de dezembro.
Por outro lado, quatro feriados serão durante o fim de semana: 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).
A lista é dirigida ao funcionalismo público de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem prejuízo da prestação dos serviços públicos considerados essenciais e poderá ser seguida em todo o território nacional.
Confira a lista com todos os feriados e pontos facultativos em 2025
Feriados nacionais
- 1º de janeiro - Confraternização Universal
- 18 de abril - Paixão de Cristo
- 21 de abril - Tiradentes
- 1º de maio - Dia Mundial do Trabalho
- 7 de setembro - Independência do Brasil
- 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro - Finados
- 15 de novembro - Proclamação da República
- 20 de novembro - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
- 25 de dezembro - Natal
Pontos facultativos
- 3 de março, Carnaval
- 4 de março, Carnaval
- 5 de março, Quarta-Feira de Cinzas (até 14h)
- 19 de junho, Corpus Christi
- 20 de junho, Emenda Corpus Christi
- 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal
- 24 de dezembro, Véspera do Natal (após 13h)
- 31 de dezembro, Véspera do Ano Novo (após 13h)
o Povo