Como forma de reconhecimento e incentivo às ações e políticas em prol da equidade racial no Ceará, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), realizou a entrega do Selo Município Sem Racismo ao município de Araripe nesta terça-feira (17).
A solenidade de entrega do Certificado do Selo Município Sem Racismo foi realizada na manhã desta terça-feira (17), no Cine Teatro Municipal de Araripe. Representando o Governo do Estado, a secretária-executiva da Seir, Martír Silva, participou da solenidade oficial de entrega do Selo. A certificação foi recebida pelos secretários das pastas de Assistência Social, Eric Rocha; Educação, Cultura e Tecnologia da Informação, Aurélio Ribeiro; e Bruna Costa, coordenadora do Busca Ativa Escolar de Araripe.
A secretária-executiva da Seir falou sobre o importante trabalho que Araripe vem realizando no âmbito da educação e reforçou a importância de trabalhar a equidade racial com as crianças nas escolas, em casa e nos territórios.
“Para as crianças se reconhecerem negras, para se reconhecerem pertencentes ao território, a escola precisa enfrentar o racismo desde o início. E, ao mesmo tempo, não apenas as crianças negras. As crianças brancas precisam estar fortalecidas para serem educadas numa perspectiva de respeito à diversidade étnico-racial. Então, quando a gente fala do fortalecimento a partir da infância, nós estamos contemplando também as crianças brancas, que são vítimas de uma cultura racista e vão crescendo de uma forma deformada na relação com o outro”, destacou.
Entre as ações implementadas pelo município, destaca-se o fortalecimento do pertencimento étnico-racial na área da Assistência Social e Educação, com formação antirracista para professores e o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico Quilombola (PPPQ) na comunidade quilombola Sítio Arruda. Além disso, o município criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e implementou legislação específica para o combate ao racismo.
Cariri em destaque
A região do Cariri se destaca no interesse e na realização de políticas de promoção da igualdade racial no Ceará. O Cariri agora conta com três municípios certificados pela Seir, que assumiram compromissos e efetivaram políticas para a promoção da equidade racial em suas cidades. Neste ano, o Crato e Brejo Santo foram alguns dos primeiros municípios a receberem o Selo Município Sem Racismo, junto com Beberibe, Horizonte e Icapuí.
Segundo dados do IBGE, Salitre, também situado no Cariri cearense, concentra a maior população autodeclarada preta do estado, com 14,7%. O IBGE contabilizou que a população cearense que se autodeclara parda é de 64,7% e a preta é de 6,8%. A soma das duas corresponde a 71,5% da população negra cearense.
Como conseguir o selo?
Os municípios interessados em obter o Selo Município Sem Racismo devem propor e cumprir uma série de ações e políticas para a promoção da igualdade racial, como a criação de Conselhos Municipais de Igualdade Racial, ações na área da educação e saúde, e a implementação de ações afirmativas. Para mais informações, as prefeituras podem entrar em contato com a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) através do e-mail: selo.municipiosemracismo@igualdaderacial.ce.gov.br.