De olho no aumento das vendas no mês de dezembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu ofereceu o curso ‘Como Vender Mais’, voltado para o público lojista. Para isso trouxe a Iguatu o palestrante Diego Lima, veterano em palestras e cursos, especialista em vendas, eleito o melhor palestrante do Ceará por dois anos consecutivos, 2018 e 2019, dono dos maiores públicos em palestras e cursos, por onde tem passado.
O minicurso aconteceu na noite da quarta-feira, 4, no auditório da CDL de Iguatu, para um público formado por empresários, gerentes, vendedores e outros executivos do comércio. Toda a mobilização dos lojistas foi feita pela coordenadora comercial Aurineide Cabral.
Capacitar os colaboradores das empresas, assim também como os empresários e gestores tem sido uma das prioridades na gestão do presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’ e toda diretoria lojista. Ao longo da gestão, a CDL já firmou parcerias com entidades diversas e instituições de ensino, garimpando os melhores tutores e palestrantes, sempre visando melhor qualificar os lojistas e seus colaboradores para melhor atender o cliente nas empresas.
Neste curso rápido foi mais uma oportunidade para os lojistas se capacitarem, melhorando seus desempenhos no trabalho de atendimento aos clientes, sem nenhum custo para o lojista ou a empresa. A única cooperação de cada participante foi levar 2kg de alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão transformados em cestas e doados para famílias carentes ou entregues a uma instituição filantrópica.
Abordagem
No cronograma do curso Diego Lima faz uma abordagem direta com o público sobre como a pessoa se define como profissional. “O que nos define é o que transmitimos para a sociedade”, ressaltou.
O palestrante separou os temas do treinamento em ‘módulos’ e fez intervenções específicas sobre cada um, sempre instigando a participação do público. ‘Vendedor Geral’, ‘Preço x Valor’, ‘Fases da Venda (antes, durante e depois)’. Para aguçar ainda mais a curiosidade dos participantes, Diego Lima mencionou as diferenças da venda de um produto e de um serviço. Frisou que para vender bem um produto o vendedor precisa ter um conhecimento técnico sobre ele, seja qual for o produto ou marca. “Para vender remédios, peças de avião, equipamentos de informática, roupas, carro ou perfume é importante conhecer cada produto, pois conhecer ajuda o profissional de vendas a argumentar qualquer objeção que seu cliente fizer”. Sobre como vender bem ‘Serviços’ Diego Lima afirmou que isto requer um conjunto de estratégias mais elaboradas, com atenção redobrada para entender a necessidade do cliente, e disponibilizar para ele o serviço que atenda seus anseios. Para evitar insatisfação do cliente o palestrante orientou que é imprescindível “só oferecer o que pode ser entregue, pois vender um serviço sem entregá-lo totalmente, além de gerar a insatisfação do cliente, pode acarretar em danos para a empresa”.
Quando o tema levantado foi ‘Preço x Valor’, Diego Lima frisou que “preço é o custo do produto e valor é o que você agrega naquele produto, como por exemplo, atendimento, qualidade do produto e necessidade. “Um produto ou serviço pode ter vários preços, isto só vai depender do local, do período e do valor que você vai agregar”, lembrou.
Como o tema do minicurso foi ‘Como Vender Mais’, o palestrante afirmou que compara a venda a um namoro com o cliente, e o vendedor utiliza seu produto para seduzir o comprador. Ele lembrou que da mesma forma como um flerte, um gesto, um olhar de sedução despertam o interesse e o desejo, resultando no namoro, no caso da compra do produto, o vendedor usa a mesma estratégia da sedução despertando no cliente o desejo pelo produto e o interesse de tê-lo.
Jornal a Praça