Iguatu : Lançado o projeto ‘Rota das Tradições’ do Centro-Sul

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Foi lançado , no Senac de Iguatu, o projeto Rota das Tradições, ação culminante de um trabalho de pesquisa, mobilização e mapeamento, que já acontece desde 2022, com assinatura do Sebrae, órgãos públicos, instituições e entidades, com o objetivo de identificar aspectos culturais, da ecologia, religiosidade, história e gastronomia, envolvendo quatro cidades do Centro-Sul; Iguatu, Jucás, Icó e Orós. O prefeito de Jucás, Edson Riva estava presente.

O evento aconteceu na área externa do Senac, na Rua Engenheiro Wilton Correia Lima, e reuniu autoridades e outros convidados, agentes de turismo, artesãos, profissionais da área gastronômica, agenciadores de viagens, pescadores, com exposição de trabalhos do artesanato, degustação de pratos típicos e inovadores da gastronomia regional, música ao vivo no autêntico forró pé-de-serra com o músico Bêu Paulino, e palestra magna com Leo Giglio, cozinheiro cearense que ficou nacionalmente conhecido pela participação na edição do Masterchef da TV Bandeirantes, na edição de 2018. Leo, que é advogado e bom conhecedor da gastronomia ministrou palestra magna com o tema, ‘Estratégia e Inovação para o segmento gastronômico’. Além de contar um pouco de sua trajetória, Leo Giglio narrou sua passagem pelo reality show e ainda preparou um prato, ‘Risoto de galinha caipira’, para degustação do público presente.

Neila Primo, articuladora do Sebrae Iguatu, explicou que a ideia foi reunir o público, imprensa e autoridades, para conhecer e propagar um pouco das riquezas culturais e históricas, ecológicas, religiosas e gastronômicas envolvendo os quatro municípios; Iguatu, Icó, Jucás e Orós, com a meta de lançar um projeto fruto de um mapeamento com dois anos de mobilização, pesquisa e identificação dos valores culturais, históricos, religiosos e gastronômicos, objetivando colocar o Centro-Sul na rota do turismo do Ceará e do Brasil, valorizando e explorando as belezas, riquezas e curiosidades do sertão, com suas nuances, seu artesanato, sua religiosidade, sua rica cultura, tradições e saberes populares.


Roteiro

Ao final do evento foi distribuído um folder impresso com o roteiro geográfico das quatro cidades incluídas no projeto da ‘Rota das Tradições’, um convite para visitantes conhecerem a vasta e exuberante natureza, os sabores da rica culinária regional, a arte sacra das igrejas e a religiosidade do povo, os casarões coloniais, para vivenciarem experiências únicas, num roteiro cheio de descobertas e os vieses históricos, de sabores, fé e belezas naturais.

IGUATU, ‘Terra da Telha’, com sua hospitalidade singular, sua rica gastronomia, passando pela influência indígena, africana e europeia, unindo de forma harmoniosa os sabores, regional e contemporâneo.

JUCÁS, ‘Terra do Carmelo’, a simpática cidade surgida na margem esquerda do Rio Jaguaribe, há mais de dois séculos, que se tornou um destino onde a espiritualidade e a fé se encontram. Recentemente a cidade ganhou um monumento religioso, um santuário com a estátua da padroeira jucaense, Nossa Senhora do Carmo, com 40 metros de altura, sendo destaque também a Igreja Matriz, cuja construção edificada ainda pelo povo escravo remota já seus 263 anos, e o Parque Municipal Jucá, ideal para ecoturismo em família.

ORÓS, cidade considerada um oásis do sertão, um tesouro no coração do Ceará, com seu majestoso açude Orós, seu espetacular pôr do sol nas margens do açude, proporcionando beleza única a cada fim de tarde, o Sertão das Artes, um grupo de Artesãos que transforma tradição em arte, além do ‘Caminho das Águas’, um roteiro cheio de aventuras e belezas naturais.

ICÓ, considerada a princesa do sertão, que encanta os visitantes com sua arquitetura colonial original, o famoso ‘Centro Histórico’, com suas ruas de paralelepípedos, os casarões coloniais e suas belas igrejas, como a do Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Expectação, o Teatro dos Ribeiras dos Icós (primeiro teatro do Ceará), o Forricó, uma das festas populares tradicionais do Estado, fazem daquela cidade um destino que une cultura, fé, música e tradição.


                                                Jornal A praça 

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)