Integrando cultura, meio ambiente e desenvolvimento regional, o Complexo Ambiental Caminho do Horto, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema Ceará) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), potencializa a diversidade e os ativos criativos e econômicos da região do Cariri cearense. Além do Teleférico, que proporciona uma uma vivência encantadora para desfrutar as belezas da paisagem local, o equipamento é um espaço que se destaca como um vetor de desenvolvimento sustentável, educação e turismo cultural no Cariri.
Situado no bairro Horto, em Juazeiro do Norte, o Equipamento tem como fio condutor os caminhos da Tradição, do Desenvolvimento e da Preservação. Nessa perspectiva, atua de forma transversal junto às comunidades do Horto e Salgadinho, estabelecendo diretrizes enquanto um centro cultural e ambiental que promove ações formativas e de fruição artística em diversos pontos e parceiros, tornando-se um farol de gestão centrado nas pessoas, seguindo na missão de garantir o acesso dos caririenses aos seus direitos culturais.
O Horto é um lugar sagrado para os fiéis, mas também é um espaço natural exuberante e com grande potencial para o turismo cultural e sustentável. Dessa forma, vale destacar que o Complexo Ambiental Caminhos do Horto está presente na Unidade de Conservação Estadual Área de Proteção Ambiental (APA) do Horto de Padre Cícero, criada em 2022, por meio de uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Sema Ceará. Com o intuito de promover o turismo sustentável da região, a APA do Horto de Padre Cícero abrange uma área total de 1.003,46 ha, com mais de 16.000 metros de perímetro.
Os objetivos da APA do Horto de Padre Cícero também contemplam: conservar a fauna e a flora local; recuperar as áreas degradadas; manejar de forma sustentável os recursos naturais; proteger os ecossistemas e os serviços ecossistêmicos. Nesse contexto, a Serra do Catolé, mais conhecida como Colina do Horto, se tornou um importante dispersor de água dentro da sub-bacia hidrográfica do Rio Salgado, contribuindo com a manutenção de espécies vegetais e animais seguindo os preceitos ecológicos do Padre Cícero.
Como ações de educação ambiental, são desenvolvidas atividades como caminhadas educativas, utilizando o percurso da Trilha do Santo Sepulcro como ferramenta de interpretação ambiental nos seus mais diversos aspectos, bem como oficinas que propõe produção artesanal e sustentável, além de ações de fruição com temáticas ambientais. Além disso, o Complexo Ambiental, em parceria com a empresa Sabão Juá, é ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Com essa ação, o material é revertido em recurso a ser investido em atividades socioambientais na Colina do Horto. O Equipamento ainda é ponto de coleta de descarte de equipamentos eletrônicos, para fins de reciclagem.
Assim como o Sabão Juá, O Complexo Ambiental Caminhos do Horto caminha junto a uma série de parcerias. Entre elas estão: CRAS do Horto; Cozinha Comunitária do Horto; EEM Alaíde Silva; Associação Movimenta Comunidade; Agenda Jovem Ambiental (AJA); EEEP Professor Moreira de Sousa; EEF Sebastião Teixeira Lima; O Poço Jacó; Associação dos Voluntários Para o bem Comum (AVBEM); Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri (CCBNB); entre outras instituições e feiras da economia criativa e solidária que compõem regularmente a programação do Equipamento.
Essas parcerias são majoritariamente localizadas nos bairros Horto e do Salgadinho, onde são realizadas as atividades de formação, fruição, educativas e culturais do Complexo Ambiental. Assim, o Equipamento atua em toda a Colina do Horto, desde as suas estações que dão acesso ao Teleférico, a Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto (estação inferior) e a Estação Beata Maria de Araújo (estação superior), contemplando a Trilha do Santo Sepulcro, Pedra do Joelho, praças, Prédio do Oratório, e demais atrativos da Colina.
O Equipamento também é alinhado à tradição, religiosidade e a cultura popular da tradição, possibilitando à população a oportunidade de vivenciar práticas que são passadas de uma geração para outra de forma mais tradicional. A partir disso, são executadas atividades que contemplam roteiros para visitantes que queiram ir à Colina do Horto, evidenciando a preservação histórica, cultural e patrimonial por toda a ladeira do Horto, com paradas para visitação em locais como a Casa da Mãe Dodô, Pedra do Joelho, Casa de artesãos e Mestres da Cultura.
A união do turismo, educação ambiental e expressões culturais é um exemplo de harmonia e eficácia. Essa sinergia não apenas enriquece Juazeiro do Norte, mas também impulsiona o crescimento social e econômico de toda a região.
Complexo Ambiental Caminhos do Horto
O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do "Padim". As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.