Juazeiro do Norte recebe o Projeto Patrimônio Para Todos

Blog do  Amaury Alencar
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15 jovens participarão do PPT em Juazeiro do Norte. Foto:Jaque Rodrigues

Bruna Santos

 O Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) chega na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte neste mês de dezembro. Com o tema “Patrimônios Afetivos”, o PPT realizará com 15 jovens oficinas  de educação patrimonial e inventário cultural para mapear e difundir as referências culturais da localidade.

De acordo com a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), os participantes vão percorrer a área realizando entrevistas com moradores. No ato, os jovens vão documentar e registrar com vídeos e fotografias as referências culturais que consideram importantes serem reconhecidas. O material final será divulgado no perfil do Instagram @patrimonioparatodos.

Segundo  Maninha Morais,  gestora executiva da EAOTPS, o projeto pretende evidenciar o patrimônio não consagrado, que vai além dos bens já reconhecidos pelo poder público. “O PPT estimula que as próprias comunidades identifiquem, selecionem e registrem as referências culturais mais significativas para suas memórias e histórias. Ou seja, são os próprios jovens moradores de Juazeiro que vão apontar o que deve ser considerado um patrimônio em seu território, no caso, a Colina do Horto”, afirma.

A E.E.M.T.I. Alaíde Silva Santos, localizada na Rua José Caetano do Salgadinho, será a sede das oficinas do PPT, que acontece  nos turnos da manhã, das 08h às 12h, e da tarde, das 13h às 17h. Entre elas estão a educação patrimonial e inventário participativo (06, 07 e 08/12), introdução ao audiovisual (10/12), produção textual (11/12) e redes sociais (12/12).  O cronograma do projeto segue com a pesquisa em campo, na Colina do Horto, que acontece de 16 a 20 de dezembro. 

O PPT já foi reconhecido nacionalmente em 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Prêmio Inventários Participativos.

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