A circulação de novas sublinhagens do coronavírus tem provocado aumento expressivo de casos de Covid-19 em diversos municípios do Ceará. Em Santa Quitéria, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) confirmou 47 casos desde a última semana de novembro, de acordo com os dados da plataforma IntegraSUS atualizados até a sexta-feira (06).
No último dia 2, 14 novos casos foram registrados na cidade. A maioria dos diagnósticos são de quadros leves da doença, atribuídos à proteção oferecida pelas vacinas. Por ora, a situação é considerada sob controle, porém medidas vem sendo adotadas, como por exemplo no Hospital Municipal, onde o uso obrigatório de máscara já é exigido para qualquer pessoa dentro do ambiente hospitalar.
As autoridades de saúde orientam que crianças de 6 meses a 5 anos, assim como os grupos prioritários, busquem atualizar a imunização contra o vírus. Além disso, pessoas com sintomas gripais são recomendadas a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para avaliação médica e, caso necessário, realizar a testagem.
Entre os sintomas mais comuns atualmente, estão febre, dor de garganta, coriza e tosse, similares aos de um quadro gripal.
A voz de Santa Quitéria