Um avião da Latam que faria o trajeto entre Brasília e Teresina, precisou fazer um pouso de emergência na noite dessa quinta-feira (26) na capital federal. O comandante do voo 3852 declarou emergência minutos após decolar do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF), após uma pane elétrica que prejudicou o funcionamento de parte dos instrumentos de navegação. Essa foi a explicação dada aos passageiros por um dos pilotos da aeronave.
O avião havia decolado às 21h40 e, instantes depois, modificou o plano de voo e iniciou uma órbita no espaço aéreo do Distrito Federal para queimar parte do combustível, com objetivo de diminuir o peso do equipamento durante o pouso. Em entrevista ao Metrópoles, O piauiense Luiz Felipe de Araújo, 30 anos, era um dos passageiros do avião. Ele havia saído de Mato Grosso do Sul e passado por uma escala em Brasília. Na capital federal, ele embarcou com destino a Teresina. “O avião decolou e ficou dando voltas no céu. Percebi que a aeronave não tomou altitude, voava baixo. Parecia tudo normal, apesar disso. Depois que pousamos, o comandante do voo informou que o avião teve uma pane elétrica”, relatou.
A companhia aérea informou por meio de nota que o avião precisou retornar ao aeroporto de origem devido à necessidade de “manutenção corretiva não programada na aeronave”. “O pouso ocorreu sem intercorrências às 22h20 (horário local), e todos os passageiros foram desembarcados em absoluta segurança”. A Latam informou ainda que ofereceu assistência aos passageiros que serão realocados no voo LA9003 (Brasília-Teresina), programado para as 21h05 desta sexta-feira (27).
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave Airbus A320-214 fabricada em 2007, com capacidade de 180 passageiros está em situação regular.
CN7