24ª edição dos Guardadores de Sementes reúne saberes e tradições no sítio Aroeira, em Orós

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 6, o sítio Aroeira, em Orós, foi o cenário da 24ª edição dos Guardadores de Sementes e Experiências das Chuvas para o ano de 2025.

Este encontro, que já se consolidou como uma tradição no calendário cultural e comunitário da região, é liderado pelo renomado poeta, cantor e compositor Zé Vicente.

O evento reafirma a relevância do saber popular no fortalecimento da identidade cultural e na preservação das raízes sertanejas.

A programação contou com a participação de secretários de Cultura e Agricultura de diferentes municípios, vereadores, integrantes das Pastorais do Meio Rural da Igreja Católica, profissionais da imprensa, escritores, poetas, camponeses e representantes de várias instituições locais e regionais.

Em um dos momentos mais marcantes, diversos profetas das chuvas apresentaram suas experiências, compartilhando previsões otimistas para a quadra invernosa de 2025 e despertando reflexões entre os participantes.

Helder Cortez, servidor público e idealizador do Encontro de Profetas das Chuvas no Ceará, ressaltou a força da coletividade no sertão ao afirmar: “O nosso povo sertanejo é mais unido na seca do que no inverno.”

A longevidade e importância desse encontro foram destacadas, especialmente em um momento de celebração ao seu idealizador, Zé Vicente, que será homenageado no próximo dia 11 de janeiro, durante o tradicional Encontro dos Profetas das Chuvas, no município de Quixadá.

O evento, que promoveu um ambiente de fé, esperança e valorização das tradições culturais, foi encerrado com um almoço comunitário, simbolizando a união e o compromisso coletivo em torno do desenvolvimento sustentável e da preservação da memória cultural do semiárido.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)