Moradores registraram a Bica do Ipu voltando a jorrar água, na manhã desta quarta-feira (15), após as fortes chuvas registradas desde a terça-feira (14). As precipitações foram registradas em todo o Ceará, com destaque à região da Ibiapaba, no interior do estado, onde fica a atração natural.
Com a queda d’água, pode-se ver o “Véu da Noiva”, na Bica, com 130 metros de água jorrando. As precipitações provocam ganho de volume no Riacho Ipuçaba, desaguando na Serra da Ibiapaba.
O município de Ipu chegou a registrar 145 milímetros de chuva no período de 24 horas entre as 7h da terça e as 7h da manhã desta quarta-feira, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dois municípios com maiores registros de chuva no período, no estado do Ceará, também estão na Ibiapaba: Pacujá (230 milímetros) e Forquilha (203 milímetros).
A Bica é uma das principais atrações turísticas da região, com atividades desde o banho até a prática de esportes de aventura, como rapel e voo-livre.
A queda d’água voltou a ser vista pela população mais cedo este ano do que no ano passado, quando a Bica voltou a jorrar apenas na segunda quinzena de fevereiro.