Após forte chuva, Canal do Rio Granjeiro transborda e água invade casas e comércios no Crato

Blog do  Amaury Alencar
2 minute read
0



Ruas no Crato ficam debaixo de água após forte chuva — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Ruas no Crato ficam debaixo de água após forte chuva — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

A Secretaria de Infraestrutura do Município informou que montou uma força-tarefa para atuar nas ações emergenciais. "Estruturalmente, tivemos poucos pontos de comprometimento e nossas equipes de manutenção já estão atuando na limpeza desses locais", disse o titular da pasta, Lucas Maximino.

As inundações no entorno do canal do Rio Granjeiro são recorrentes em períodos chuvosos. Em 2024, a licitação do projeto de reconstrução do canal foi concluída. O projeto, orçado em cerca de R$ 155 milhões, tem investimentos dos governos estadual e federal. Com a ampliação da vazão de 60 m³ para 140 m³, a Prefeitura do Crato afirma que o problema será resolvido definitivamente.

Prognóstico Funceme 2025

Ceará tem 45% de chances de chuvas dentro da média entre fevereiro e abril. Prognóstico da Funceme, divulgado nesta quarta-feira, 22, indica ainda 35% de probabilidade de chuvas abaixo e de 20% acima da média normal para o período.

De acordo com a Funceme, os modelos climáticos apontam que o noroeste do Ceará apresenta uma expectativa de precipitação acima da média (anomalias positivas), enquanto o sudeste do estado apresenta uma tendência de precipitação abaixo da média (anomalias negativas).


 "Características apontam para condições de fenômeno La Niña, mesmo que este ainda não esteja oficialmente declarado pelos órgãos de meteorologia internacionais", explica análise da Funceme.

Vale destacar que prognóstico se refere à tendência média do volume de chuvas acumulado ao longo de todo o trimestre (fevereiro, março e abril de 2025), e não às chuvas de cada mês individualmente.


                           Blog do Amaury Alencar o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)