Mesa Diretora da CMT - Foto: Wesley Sousa
A Câmara de Tauá aprovou na noite de hoje (13/01), pela unanimidade dos vereadores presentes, o Projeto de Lei que garante o pagamento do abono do Fundeb aos profissionais de Educação do Município, na forma de rateio.
A mensagem foi encaminhada pela Prefeita Patrícia Aguiar na manhã da última quinta-feira (08/01), com pedido de tramitação e votação em regime de urgência, para que o pagamento seja efetuado em parcela única até o final de janeiro. O pedido foi aprovado por unanimidade dos presentes e incluído na Ordem do Dia.
De acordo com o texto aprovado terão direito ao 14º, 15º e 7% do 16º salários, os profissionais que integram a folha dos 70% do Fundeb, totalizando cerca de 1.700 profissionais concursados, estáveis, comissionados e temporários, que atuaram efetivamente no desempenho de atividades da Educação no ano de 2024. O valor a ser rateado é de cerca de R$ 9,6 milhões.
O Presidente da Apeoc de Tauá, profº Auci Oliveira, esclareceu ao Blog do Wilrismar, que o valor exato só será definido após a conclusão do pagamentos de 2024.
Vários profissionais da Educação foram à Câmara Municipal acompanhar a votação do projeto.
Clique Aqui e veja a íntegra do Projeto
Outras votações
Antes das votações das matérias, os vereadores aprovaram as chapas apresentadas pelos partidos PSD, PSB e PT para formação das Comissões Técnicas da Casa, que são responsáveis pelo apresentação dos pareceres dos projetos que serão votados na Ordem do Dia. O vereador Fúlvio Gonçalves se manifestou de forma contrária alegando não terem sido cumpridos os critérios de proporcionalidade das bancadas, salientando que o MDB possui duas cadeiras no parlamento.
Foram aprovadas várias Moções de Pesar.
Grande Expediente
Usaram a Tribuna, o Superintendente-adjunto do Idace, Antônio Amorim, que fez um relato sobre o trabalho de regularização fundiária das propriedades rurais do município de Tauá, e respondeu diversas indagações dos vereadores, que buscavam mais esclarecimentos, principalmente sobre o trabalho do cartório no registro dos títulos de posse.
Também discursaram os vereadores, Hélio Castelo, Marcos Caracas e Fúlvio Gonçalves, que reforçaram os pleitos apresentados no Pequeno Expediente dos trabalhos, em forma de indicação.
A primeira sessão ordinária de 2025 foi presidida pelo vereador Chico Neto e contou com as presenças de 14 dos 15 vereadores.
Clique Aqui e veja a pauta completa da sessão
Clique Aqui e assista a íntegra da sessão
Repórter Wilrismar Holanda