Escola pública em Acaraú teve 80% dos alunos inscritos no Enem com nota acima de 900 na redação

Blog do  Amaury Alencar
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A unidade, localizada em Acaraú, é da rede estadual e oferta educação profissionalizante conectada ao ensino médio

O dia de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, para os estudantes, um momento de diversas reações: alegria, entusiasmo, preocupação e até frustração. No Ceará, em uma escola pública da rede estadual, localizada no interior do Estado, desde segunda-feira (13) predominam as boas sensações. Contentamento, entusiasmo e gratidão são algumas delas. Isso porque, na Escola de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú, no litoral norte, 80% dos alunos inscritos no Enem, ou seja, 140 estudantes, obtiveram nota acima de 900 na redação.

O fato de 8 a cada 10 alunos da unidade que fizeram a redação do Enem terem tido alto rendimento é motivo de comemoração coletiva. Mais que isso: todos os alunos dos três terceiros anos fizeram o Enem, do total de 175 estudantes, 170 tiveram nota acima de 800. Nenhum estudante zerou. Resultados expressivos que apontam ainda outra dimensão necessária na educação: equilíbrio no desempenho conjunto.

Há algum tempo, a escola profissionalizante localizada a cerca de 240 km de Fortaleza tem construído estratégias para alcançar bons resultados no processo do Enem.

Na edição passada, em 2023, 129 alunos atingiram 900 pontos ou mais na redação. Naquele ano, 15 chegaram muito perto da nota máxima, com 980 pontos. Agora, 2 alunos atingiram esse patamar — o mais próximo dos 1.000 pontos — e outros 33 chegaram perto, com 960 pontos.

Na redação do Enem 2024, o desempenho dos alunos da escola foi o seguinte:

980 pontos: 2 alunos
960 pontos: 33 alunos
940 pontos: 41 alunos
920 pontos: 47 alunos
900 pontos: 18 alunos
800 a 899 pontos: 29 alunos
700 a 799 pontos: 3 alunos

Abaixo de 700 pontos: 2 alunos
A escola funciona desde 2011 com ensino médio integral conectado à educação profissionalizante. Na unidade, cujo perfil apresenta uma certa diversidade, com alunos mais pobres, outros de melhores condições financeiras, moradores da sede, de comunidades mais distantes dentro da própria cidade e até de municípios vizinhos, há oferta de 4 cursos técnicos: administração, eletromecânica, massoterapia e rede de computadores.

O que gerou os bons resultados?
Uma série de iniciativas, na avaliação da gestão da escola e dos alunos, ajudam a explicar a conquista dos bons resultados. Para a estudante Lane Duarte de Almeida, que fez 980 pontos na redação, o rendimento é fruto do “esforço contínuo da prática de redação, incentivado bastante pelos professores da escola”.

“Na Marta Giffoni, eles (professores) fazem com que se torne mais fácil fazer uma redação. Os professores passam por aulas para aprenderem a corrigir as redações e prestam o apoio necessário para que o máximo de alunos se saia bem no Enem”.
Lane Duarte de Almeida
Estudante

Ela é moradora de Marco, município vizinho a Acaraú, e todos os dias levava pouco mais de uma hora para chegar de transporte à escola. Como estratégia para escrever uma boa redação, Lane diz que apostou em ações simples e combinadas: prestar atenção nas aulas, anotar elementos que poderiam ser usados na redação, solicitar ajuda dos monitores e até acompanhar nas redes sociais vídeos de produção textual.

O desejo é cursar Fisioterapia. “A minha nota poderia me ajudar se eu fosse fazer em uma faculdade de Sobral, mas (pela distância) eu preferi fazer uma particular mais próxima.”

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