Fortaleza : Vereadores tomam posse e elegem Léo Couto para comandar Câmara Municipal

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Os 43 vereadores eleitos em Fortaleza tomaram posse nesse 1º de janeiro de 2025, assim, dando início à 20ª Legislatura (2025-2029) na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). A cerimônia, que ocorreu em um Plenário Fausto Arruda lotado, reuniu autoridades, familiares, convidados e representantes da sociedade civil. A sessão de posse foi conduzida pelo vereador Adail Júnior (PDT), escolhido por ser aquele com mais idade entre os que têm mais mandatos, conforme determina o Regimento Interno da Casa.
Nesta legislatura que inicia, a Câmara Municipal de Fortaleza terá uma renovação de 39%, com a chegada de 11 estreantes e o retorno de seis ex-vereadores.

Sendo chamados por ordem alfabética, os parlamentares leram o juramento e assinaram o termo de posse, reafirmando o compromisso de representar a população fortalezense e de defender os princípios democráticos e trabalhar pelo desenvolvimento da cidade.
Com todos os vereadores empossados, Adail Júnior convocou os parlamentares para participarem da eleição para a nova Mesa Diretora da CMFor para o biênio 2025-2026. Por 37 votos favoráveis e 6 contrários, foi eleita a chapa única liderada pelo vereador Léo Couto (PSB). Votaram “não” na chapa apenas os cinco vereadores do Partido Liberal (PL) – Marcelo Mendes; Bella Carmelo; Priscila Costa; Julierme Sena e Inspetor Alberto -, além de Jorge Pinheiro (PSDB).

Léo Couto, aliado do prefeito Evandro Leitão (PT), será o novo presidente da CMFor. Ele sucede Gardel Rolim (PDT). No cargo, Couto terá o papel de liderar os trabalhos legislativos na Câmara, inclusive decidindo sobre o que entra na pauta de votação dos vereadores. Outros nove vereadores incluídos na chapa do pessebista também foram eleitos para os demais cargos da Mesa Diretora. Veja na tabela ao lado a composição completa da nova Mesa Diretora da CMFor.

A Mesa Diretora é o órgão mais alto na estrutura da Câmara Municipal, comandando os trabalhos administrativos e legislativos da Casa e garantindo o cumprimento das normas regimentais e a ordem nas sessões. Além disso, é responsável pela promulgação de resoluções, condução das sessões plenárias, administração dos serviços da Casa e representação institucional do Legislativo Municipal.
Após eleito presidente da CMFor, Léo Couto defendeu o diálogo com a situação e a oposição na Casa e trabalhar para levar ao Poder Executivo as proposições dos vereadores visando o benefício da cidade. Além disso, lembrando Evandro, que foi presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Couto defendeu que a Câmara não se limite aos trabalhos legislativos, mas também desenvolva a prestação de serviços para os cidadãos. Nesse aspecto, ele destacou três eixos para orientar a atuação da CMFor na nova gestão: humanização e inclusão; tecnologia, capacitação e inovação; meio ambiente e sustentabilidade.             

(Por Igor Magalhães)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)