Além da jovem Maria Fernanda Carlos (EEEP Monsenhor Luis Ximenes), outra estudante de Santa Quitéria conseguiu o destaque de 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), evidenciando a qualidade e o empenho nas produções textuais do município, que abrirão as portas para a universidade. Ela é Janiele Martins, aluna da escola Aracy Martins, na extensão de Pulga de Leite
Ela comemorou o resultado alcançado, afirmando sempre manter o foco nos seus objetivos, suportando a pressão própria de obter ótimos resultados e a certeza que poderia superar todos os limites que lhe foram impostos. "Hoje é um misto de emoções, alegrias e lágrimas. Porém, guardarei para sempre o apoio e os ensinamentos daqueles que fizeram parte desse momento especial (família, amigos, professores e Deus)", contou
Sobre a abordagem do tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", Janiele dissertou que a herança faz parte do nosso patrimônio histórico e da formação cultural, porém não é uma pauta muito valorizada pelos brasileiros. "Também abordei o fato da educação que recebemos refletir bastante nessa questão, visto que não é um assunto frequente nas salas de aula", complementa.
A trajetória de Janiele até aqui foi marcada por obstáculos como o período chuvoso, que compromete o acesso às aulas presenciais, e a falta de recursos financeiros e de uma estrutura mais adequada no anexo onde estuda. Apesar disso, ela ressalta que nunca pensou em desistir. "Apesar de todas as circunstâncias, nunca foram motivos para desistências. Minha trajetória está repleta de determinação, resiliência e fé, que foi o meu alicerce para continuar persistindo".
A conquista é celebrada por familiares, amigos e professores. Sobre qual caminho pretende escolher, a jovem já decidiu pela educação, como a própria diz, para 'transformar vidas'. "Agora tenho a plena convicção que a educação é o instrumento mais precioso e fundamental para transformar e mudar histórias", reforça.
Estes desempenhos refletem o esforço e a dedicação dos estudantes, reforçando o papel da educação como ferramenta de transformação social.
A voz de Santa Quitéria