Quem mora na zona rural enfrenta muitos desafios no dia-a-dia, desde a falta de infraestrutura, saneamento básico, energia elétrica, água encanada, ruas sem calçamento e, o principal, acesso a serviços essenciais. A carência de estrutura e de profissionais da saúde, principalmente para essas áreas, é um problema que afeta todo o Brasil.
O atendimento médico vai muito além do que somente ouvir as queixas do paciente e receitar alguma medicação, é também um momento de escuta, pois muitas vezes aquela pessoa necessita apenas de um olhar mais humano e de uma palavra acolhedora e foi desta forma, com um atendimento mais humanizado, que o Dr. Rafael Azevedo conquistou a internet ao compartilhar vídeos de seus atendimentos na zona rural de Tianguá.
Natural de Fortaleza, Dr. Rafael, 31, é médico generalista e sempre atuou em pronto-atendimentos e emergências de Fortaleza, inclusive na linha de frente durante a pandemia de Covid-19. Em fevereiro de 2023, ele começou a trabalhar em Tianguá, cidade localizada na serra da Ibiapaba, a 330 km de Fortaleza. Buscando sair do ambiente hospitalar, ter novas experiências e cenários, o médico optou por atender na zona rural do município. Ao deparar-se com um cenário totalmente diferente do habitual, o Dr. Rafael resolveu então gravar um vídeo e compartilhar no seu Instagram.
“Foi algo que foi acontecendo de forma bem natural assim, eu já estava explorando essa questão de produzir conteúdo desde ali do comecinho de 2022 para Instagram, Tik Tok, YouTube. Então, quando fui para Tianguá comecei a atuar mais nessa questão da atenção primária, em posto de saúde, na zona rural sair um pouco desse ambiente de hospital que eu já estava um pouco saturado por conta da questão da pandemia, quando vi aquelas paisagens rurais, os animais da roça os rostos simples, a capela, o sino, os caramelos que não podem faltar né? Então aqui, eu já tenho um cenário perfeito aqui para compartilhar e comecei a produzir o conteúdo e compartilha”, conta o Doutor.
No entanto, o profissional não imaginava a repercussão que os vídeos alcançariam. O primeiro vídeo compartilhado por ele já possui quase 5 milhões de visualizações. Segundo o Dr. Rafael, o objetivo dos vídeos é justamente mostrar essa realidade, das dificuldades enfrentadas por aquelas pessoas e como um atendimento humanizado pode fazer a diferença na vida delas.
“Muitas vezes, principalmente em comunidades que são bem carentes, humildes, só em ter ali um profissional disposto a ajudar, a escutar, a ter paciência, com empatia já é uma forma de cura, o paciente já se sente cuidado”, afirma Dr. Rafael.
Em pouco tempo, a rede social de Rafael cresceu e o médico tem se tornado inspiração para outros profissionais e também estudantes da área.
“Eu imaginava que a causa chamar um pouco de atenção, mas não nessa proporção que chegou, mas fico feliz porque graças a Deus, muitos comentários positivos, Eu tenho recebido também muito feedback, comentários de profissionais da saúde, estudantes que veem os meus vídeos e até se inspiram, se baseiam e me enviam mensagem dizendo: “Ah, quando me formar, eu quero fazer exatamente isso que você está fazendo”. Então, é muito gratificante, fico feliz assim poder compartilhar. E ser pelo menos um exemplo assim, um ponto de referência para quem quer exercer esse tipo de trabalho de que o Brasil precisa bastante”, destaca o médico.
Quem acompanha os vídeos do Dr. Rafael sabe que ele ganhou um fiel assistente para suas consultas, o Bob. O cachorro “caramelo” pertence a uma senhora que mora ao lado da igreja onde ele realiza os atendimentos. Bob é sempre o primeiro a recepcionar o médico e o acompanha desde o primeiro até o último paciente.
Atualmente, Dr. Rafael está se especializando em saúde mental e este trabalho realizando na zona rural tem sido “uma jornada de aprendizado, de troca aprendizado mútuo”.
Por Dalila Lima