O Observatório de Turismo do Cariri Cearense, iniciativa da Universidade Regional do Cariri (URCA), nasce a partir das necessidades e demandas identificadas pelo Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Cariri (Condetur Cariri) e está sendo implementado via parceria estratégica entre o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo e o Geopark Araripe, apresenta os resultados da pesquisa de perfil do turista da região do Cariri, edição 2024.
O estudo foi realizado com 99 questionários aplicados em cinco localidades turísticas da Região nos meses de outubro e novembro deste ano. Os alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, desenvolveram o trabalho e foram responsáveis pela aplicação, tendo o apoio e orientação nas disciplinas Economia do Turismo – Romarias e Festas Religiosas, ministradas pelos professores Cícero Lourenço e Ana Raquel Amorim. O Resultado oferece insights valiosos sobre o perfil do visitante que pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de desenvolvimento do turismo local.
A pesquisa revelou um perfil turístico regional, com a maior parte dos visitantes (43%) originários do próprio Ceará e 34% de Pernambuco, confirmando o turismo interno na região Nordeste. O transporte terrestre desempenha um papel crucial, com o carro próprio sendo a forma mais utilizada para se deslocar até o Cariri (46,4%), seguido pelos ônibus. Este dado reflete a importância da acessibilidade geográfica da região (rodovias, sinalização, etc…) e a preferência por roteiros que permitem mobilidade dentro do próprio destino.
A família com filhos é grupo que se destaca nas viagens ao Cariri (30,2%), em terceiro aparece a família sem filhos (21,9%), o que indica que o turismo familiar desempenha um papel importante na estratégia de atração dos turistas para a região. A estadia média é de 2,5 dias, o que representa uma oportunidade para o desenvolvimento de novos roteiros diversificados que permitam maior tempo de permanência e o consequente impacto econômico dos turistas no Cariri.
A pesquisa também revela que mais de 76% dos turistas entrevistados já haviam visitado o Cariri. Representando um índice significativo de turistas recorrentes, demonstrando a satisfação e a fidelização do público em relação aos atrativos da região. Este dado aponta para a necessidade de manter e aprimorar as experiências oferecidas. A satisfação geral com o destino também foi alta, com mais de 70% dos turistas se declarando satisfeitos com o destino.
O lançamento do Observatório de Turismo do Cariri Cearense, previsto para fevereiro de 2025, reforça a importância da parceria entre academia, setor privado e organizações como o CONDETUR Cariri e o Geopark Araripe. O foco da pesquisa e na análise de dados contribui para um melhor entendimento do perfil do turista e para apoiar a tomada de decisões estratégicas que impulsionam o desenvolvimento turístico sustentável do Cariri.
Para ler os resultados da pesquisa na íntegra, acesse o link: CLIQUE AQUI
Contatos:
Coordenadores do Observatório de Turismo do Cariri Cearense
Prof.ª Jeanne Sidrim – jeanne.sidrim@urca.br
Prof. Thyago Albuquerque – thyago.albuquerque@urca.br