Na noite desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, foi realizada a cerimônia de posse dos novos gestores de Várzea Alegre no Ginásio Poliesportivo Carlito Cassundé, anexo ao CSU. Flávio Filho (Flavinho - MDB) assumiu o cargo de prefeito, tendo como vice Antônio Neto (PSD). A solenidade foi conduzida pela presidente da Câmara de Vereadores, Menésia Simião (PT).
Após a posse, ocorreu a transmissão de cargo, onde o ex-prefeito Zé Helder entregou oficialmente a administração da cidade aos novos gestores. Flavinho e Antônio Neto foram eleitos em outubro de 2024 e diplomados pela 62ª Zona Eleitoral no dia 17 de dezembro do mesmo ano. Também foram empossados os secretários do novo governo municipal.
Discursos marcantes
Em seu discurso, Zé Helder relembrou sua inspiração no ex-prefeito Dr. Pedro Sátiro e destacou as dificuldades enfrentadas pela cidade durante gestões opositoras. Ele evidenciou suas principais realizações nos quatro mandatos, como a urbanização da Lagoa de São Raimundo Nonato, a construção do novo mercado público, além de avanços na educação, assistência social, industrialização e crescimento econômico.
Zé Helder agradeceu a Deus, à população de Várzea Alegre e aos 50,91% dos eleitores que elegeram Flavinho. Ele demonstrou confiança no sucesso da nova gestão e afirmou que os 49,09% que não votaram em Flavinho perceberão, com o tempo, que estavam equivocados.
Flavinho, por sua vez, agradeceu a Zé Helder pela confiança e reafirmou o compromisso com a continuidade das ações e obras iniciadas por seu antecessor. Ele destacou que estará sempre à disposição da população e garantiu que trabalhará incansavelmente pelo desenvolvimento de Várzea Alegre.
O vice-prefeito Antônio Neto enfatizou sua parceria com Flavinho e garantiu que estará acessível à população para, juntos, promoverem o crescimento e atenderem às necessidades do município.
Homenagens a Zé Helder
O ex-prefeito Zé Helder foi homenageado por seu legado nos quatro mandatos. Entre os destaques, ele recebeu uma pintura em tela com imagens de obras marcantes de sua gestão, como o Parque Cívico São Raimundo e o Monumento Padre Vieira. A tela foi entregue pela primeira-dama, Ingrid Lemos.
Além disso, uma música composta por Luiz Fidelix exaltou os avanços promovidos durante sua administração. Ele também foi presenteado com uma escultura que o retrata segurando a bandeira de Várzea Alegre e sua célebre frase “minha amada Várzea Alegre”. Essa homenagem foi entregue pela ex-primeira-dama Sônia Fortaleza.