Uma forte chuva acompanhada de raios e trovões, alagou ruas, casas e prédios públicos na cidade de Tauá, e provocou arrombamento e sangria de açudes na zona rural do município, entre a noite de ontem (14/01) e manhã de hoje (15/01).
Segundo o técnico Nário Costa, da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), situada no Bairro Colibris, a precipitação mediu 134.2mm, uma das maiores dos últimos anos. A chuva começou por volta de 20h e a intensidade prologou até por volta de meia noite, provocando alagamentos e danos em residências de vários Bairros. Ele disse que trabalha há 10 anos fazendo o monitoramento da pluviosidade na cidade e não recorda ter havido uma chuva maior que a registrada nessa manhã.
A reportagem do Blog do Wilrismar percorreu alguns locais da cidade por volta de 23h e encontrou bloqueios na Av. José Waldemar Rêgo (altura do Parque da Cidade), Ruas, Moacir Pereira Gondim e Antônio Cariri, Av. Cel. Vicente Alexandrino (altura da Estação Rodoviária), e todas as ruas da COHAB, que são pontos de alagamentos já identificados.
Foto: Sheldon Gomes
Várias residências foram invadidas pela água e sofreram danos na parte estrutural, móveis e outros pertences.
A Lagoa do Parque da Cidade, no centro, que estava praticamente no volume morto sangrou antes da meia noite.
Na Estação Rodoviária, no área do embarque e desembarque também houve alagamentos.
Clique Aqui e veja as imagens dos alagamentos em Tauá
Ainda na noite de ontem (14/01), a Prefeita Patrícia Aguiar acionou as forças de segurança, infraestrutura e a Defesa Civil para atender as ocorrências possíveis no momento da chuva.
No início da manhã, ocorreu uma reunião de emergência para planejamento das ações a serem desencadeadas e em seguida, homens e máquinas saíram às ruas para o trabalho de limpeza e remoção do entulho deixado pela enxurrada em vários pontos da cidade.
Arrombamento de açude
Na zona rural do município de Tauá, as chuvas foram ainda mais fortes. O pluviômetro da Funceme mediu 180mm na localidade de Altamira, no Distrito de Carrapateiras e o açude transbordou. Já na localidade de Limão no mesmo distrito, populares informaram que a precipitação passou dos 200mm e o açude da localidade está correndo risco de arrombar. Na localidade de Carnaubinha, próxima ao Limão, o açude arrombou e a água seguiu para o açude da Fazenda Conceição. As fortes chuvas no Carrapateiras também provocaram a sangria do açude da localidade de Caiçara dos Venceslau e da barragens das localidades de Jaburu e Poço da Onça. Na localidade de Cipó, o açude recebeu grande aporte hídrico com a chuva de 150mm registrada pelos moradores. O Rio Carrapateiras apresentou a primeira enchente do ano interrompendo a passagem na estrada que liga a BR-020 à localidade de Cipó, a altura da localidade de Caiçara.
No Perímetro Irrigado Várzea do Boi, o açude Horizonte também sangrou após chuva de 180mm. Já o açude Quebrado, às margens da BR-020, também recebeu muita água.
No Distrito de Santa Teresa, a barragem da vila sangrou e o açude da localidade que estava seco, também recebeu aporte. O Rio Trici também desceu com água em direção à Barragem do Trici. Outros pequenos reservatórios também transbordaram.
As fortes chuvas banharam também outros distritos do município de Tauá.
Clique Aqui e veja o Boletim da Funceme
Veja o vídeo do arrombamento do açude da localidade de Carnaubinha
Repórter Wilrismar Holanda