Moradores distribuem água potável para vizinhos que tiveram casas invadidas após chuva em Picos, no Piauí — Foto: Reprodução
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, neste sábado (18) o estado de calamidade pública na cidade de Picos, no Piauí, cidade que sofreu com enxurradas após chuvas que começaram na última segunda-feira (13).
A cidade foi atingida por um temporal entre segunda (13) e terça-feira (14), e a água alagou várias ruas e avenidas, invadiu casas e derrubou muros e árvores. Segundo a Defesa Civil do Piauí, mais de 30 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelas consequências da chuva. Dois homens morreram.
O reconhecimento de estado de calamidade é uma decisão da União em que concorda que um ente (estado ou município) está passando por uma situação anormal, provocada por desastres, causando sérios danos à comunidade afetada e risco à vida. Com o reconhecimento pela União, o município pode solicitar de forma emergencial o auxílio do Governo Federal para mitigar os efeitos do desastre, seja com recursos, equipamentos ou profissionais.
A portaria foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Agora, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.
Integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), uma equipe técnica da Defesa Civil Nacional que apoia municípios na ocorrência de desastres, chegaram à cidade no sábado (18) para auxiliar a prefeitura a fazer um levantamento e registro dos danos, material usado na elaboração dos planos de trabalho para, consequentemente, obter recursos da União para sanar os prejuízos.
Chuvas em Picos:
- Por que está chovendo tanto no Piauí? Entenda os fenômenos que causaram as fortes chuvas
- Após enxurrada, moradores de Picos (PI) retornam para casa: 'tudo por água abaixo'
Além da União, o Governo do Piauí e a prefeitura de Picos declararam o estado de calamidade pública em Picos (vídeo abaixo). O documento foi assinado pelo governador em exercício, Themístocles Filho, e publicado às 00h desta sexta (17), em edição suplementar do diário de quinta-feira (16).
G1 PI