O desembargador federal Roberto Machado assume na tarde desta segunda-feira (31), em solenidade a partir das 17 horas, o comando do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), com sede no Recife. Ele assume as conduções da Mesa Diretora da Corte, até 2027, no lugar do desembargador federal Fernando Braga, também cearense.
A nova composição do TRF5 também traz o desembargador federal Leonardo Resende, que responderá pela Corregedoria Regional.
A desembargadora federal Joana Carolina assume a vice-presidência do TRF5. Não, ela não é cearense. É pernambucana.
Mais cearenses
Tomarão posse ainda os desembargadores federais Cid Marconi, que é cearense, e Rubens Canuto, para a presidência e vice-presidência, respectivamente, da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), além de outros dois cearenses, Leonardo Carvalho e Leonardo Coutinho para a coordenadoria e vice coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (JEFs). O desembargador federal Edilson Nobre assumirá o Gabinete da Revista.
Os desembargadores Rogério Fialho e Fernando Braga ocuparão os cargos de ouvidor regional e ouvidor regional substituto, respectivamente. É a primeira vez que o Tribunal elege magistrados exclusivamente para essas funções, em cumprimento à Resolução nº 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Caravana cearense
Para prestigiar a posse dos cearenses no TRF5, uma caravana de juristas do Ceará seguiu para Recife. Entre esses o ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o desembargador Paulo Botelho, do Trabalho; o desembargador Durval Maia, que já presidiu o TRT7; além de muitos advogados, a exemplo de Fernando Férrer.
Jornalista Eliomar de Lima