O deputado federal Eunício celebra os 40 anos da Redemocratização do Brasil e os 60 anos de existência do MDB como um dos maiores guardiões da liberdade política. ‘’Em 2026, completamos 60 anos de existência ininterrupta, feito inédito na história dos partidos políticos brasileiros’’, comemora o emedebista.
Eunício destaca, em um artigo sobre os últimos 40 anos da política brasileira, que a posse do Presidente José Sarney, no dia 15 de março de 1985, marcou o fim do regime militar de 1964, iniciado naquele 31 de março, período em que a Democracia foi varrida por Atos Institucionais e medidas de exceção contra partidos políticos, eleições diretas, cassações de parlamentares, banimentos e exílios, censura, prisões, torturas e mortes de opositores.

ARCA DE NOÉ
‘’Foram tristes longos 21 anos de corajosa luta para restaurarmos as liberdades civis, institucionais e constitucionais’’, afirma Eunício, ao lembrar, nessa trajetória, que, com o cenário de escuridão, os partidos que já vislumbravam os desvios autoritários que o militarismo tomaria, se reuniram, em 1965, no Movimento Democrático Brasileiro, oficialmente criado em 24 de março do ano seguinte.
Para Eunício Oliveira, o Modebra (Movimento Democrático Brasileiro) se tornaria a ´Arca de Noé` da resistência. ‘’O MDB sabe que o Brasil não derrotaria a ditadura não fosse a união das diversas forças democráticas que muitas vezes divergiam sobre questões internas, superadas pelo propósito maior, a Redemocratização’’, observa.
Comprometido com a história de 60 anos, o MDB, conforme Eunício Oliveira, continua sabendo que ‘’é preciso estar sempre ao lado dos que defendem, de forma intransigente, a democracia, a independência, com harmonia, dos Três Poderes, a liberdade de imprensa, de organização e o combate às discriminações de qualquer natureza’’.
Aqui, o artigo ‘’40 Anos da Redemocratização’’, de autoria do deputado federal e presidente regional do MDB, Eunício Oliveira.
Ceará agora