Sema se reúne com representantes do Ministério do Meio Ambiente, GIZ Alemanha e Consórcio Público dos Inhamuns para discutir construção de aterro sanitário regional

Blog do  Amaury Alencar
2 minute read
0

 



Nesta sexta-feira (4), a titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, recebeu representantes do Ministério do Meio Ambiente, da GIZ Alemanha e do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Sertão dos Inhamuns (CPMRS-SI) para a apresentação de Estudo Técnico sobre a implantação de um aterro sanitário regional. O encontro teve como objetivo discutir possíveis parcerias com a pasta para o fechamento de lixões na região e a implementação de soluções sustentáveis para a gestão de resíduos.

O Consórcio foi contemplado pelo Projeto ANDUS, que visa fortalecer as equipes municipais na gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos. Durante a assessoria técnica, realizada entre os meses de junho e setembro de 2024, foi identificada a necessidade de planejar a criação de um aterro sanitário regional, devido ao grande volume de resíduos gerados pelos cinco municípios do consórcio — Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá — que têm uma população total de 139.416 habitantes, conforme o IBGE de 2024.

A reunião acontece após um Estudo Técnico, cujo foco foi identificar as áreas mais adequadas para a instalação do aterro, considerando fatores ambientais, sociais, econômicos e logísticos. Além disso, o estudo também propõe uma análise das condições legais e a viabilidade econômica do projeto.

O projeto prevê não apenas a criação do aterro, mas também o avanço na coleta seletiva e o fechamento definitivo dos lixões na região, garantindo soluções técnicas, econômicas e sustentáveis.

Durante a reunião, Vilma Freire parabenizou o Consórcio pela projeto e destacou a importância do trabalho integrado entre Estado, municípios e consórcios. “A Secretaria já vem trabalhando em parceria com os consórcios municipais de resíduos e ficamos muito felizes que o Consórcio dos Inhamuns tenha sido contemplado com o Projeto ANDUS, e nosso objetivo é colaborar com os municípios para, juntos, encontrarmos soluções eficazes e viáveis para a gestão dos resíduos sólidos, garantindo um futuro mais sustentável e saudável para todos”, pontuou.

Participaram da reunião, a assessora técnica do Projeto ANDUS da GIZ Alemanha, Camila Santos; o coordenador do projeto ANDUS, Rogério Gutierrez; e os consultores Alaim de Paula e Joaquim Ernesto Bernardes Ayer. Também estiveram presentes de forma remota o secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf; a diretora do programa Transformação Urbana da GIZ, Sarah Habersack; e o prefeito de Aiuaba, José Moraes Feitosa. Além da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Karyna Leal; do secretário executivo, Cassimiro Tapeba e da equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Sema.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)